sábado, 10 de outubro de 2015

O humor da mulher grávida




A gravidez devia ser a fase mais linda e feliz de uma mulher mas nem sempre funciona assim. A mulher tem diversas alterações do humor durante a gestação, essas alterações ficam mais presentes nas 12 primeiras semanas e com o passar da gravidez a tendencia é que diminua. Porém como lidar? 

É normal quando acordamos bem, começamos nossa rotina e por um motivo simples vamos aos prantos e choramos horrores, logo após 30 minutos estamos sorridentes e felizes de novo até que a angustia novamente bate e caímos nas lagrimas.

Sim, é basicamente isso. Quando você se sentir triste sem motivos (motivos cabíveis é claro)  tente reverter essa situação. Tenha em mente que os níveis de  progesterona e estrógeno aumentam na gravidez e é normal se sentir sensível, triste e ao mesmo tempo uma leoa e super feliz. As pessoas ao nosso redor, principalmente aquelas de convívio diário estranham bastante essas alterações, dificilmente elas entendem e isso nos gera mais um dos sentimentos presentes na gravidez... A falta de compreensão.

Depressão na gravidez 

Ter alterações de humor na gestação é super normal, sabemos, mas e quando os sintomas ultrapassam a normalidade e vira doença? Muitas mulheres adquirem depressão durante a gestação, as crises de tristeza são muito mais intensas a mulher se torna uma pessoa ansiosa, tem uma grande tendencia em ter insônias, fadigas intensas, falta de apetite ou o oposto e a insatisfação com a gestação e a vida.
As mudanças hormonais pode ser a grande causa da depressão na gravidez, mas pode levar em consideração problemas pessoais ou com a gestação.

A mulher ao ser diagnosticada com depressão gestacional tem que buscar compartilhar seus sentimentos, preocupações e medo com seu companheiro, amigos, família, para que ps sintomas não se agravem. Um acompanhamento médico adequado nesse caso é essencial para a saúde da mãe e do bebê. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário